
A Cervejaria Três Lobos, responsável pelos rótulos da Backer, anunciou nesta sexta-feira (8) que vai retomar a produção da cerveja Capitão Senra. Em maio de 2021, a empresa já havia anunciado que voltaria a comercializar o rótulo.
A fabricação volta dois anos após os casos de intoxicação de 16 consumidores, com a morte de dez, que consumiram a cerveja Belorizontina, produzida pela empresa. Na época, foi encontrada na bebida a substância dietilenoglicol, um anticongelante.
Por nota, a Três Lobos informou que “obteve a aprovação para a retomada da produção de cervejas em seu parque industrial” e que “o processo de reabertura contou com o acompanhamento das autoridades e órgãos competentes e observou todos os critérios legais e técnicos”.
A cervejaria também destacou que a empresa sempre teve e mantém total interesse na apuração de toda e qualquer irregularidade relacionada à produção e, por isso, segue contribuindo efetivamente com o trabalho dos órgãos de controle e fiscalização.
E ressaltou ainda que “não mede esforços para oferecer apoio às vítimas e suas famílias e a retomada da produção cervejeira será um fator decisivo para ampliar a assistência médica e financeira”.
A empresa não determinou qual a data de retorno da produção das bebidas, mas disse que será "o mais breve possível".
Ao Hoje em Dia, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a licença ambiental emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente “permite a operação para a produção em formato teste, para que seja submetida à aprovação do Ministério da Agricultura” e que a liberação do empreendimento para a produção comercial cabe à pasta.
O Ministério da Agricultura confirmou que a Três Lobos pode retomar a produção e comercialização de cerveja na fábrica e que a liberação foi concedida de forma parcial para duas adegas no parque industrial.
A pasta esclareceu que a empresa atendeu às exigências feitas para garantir a segurança dos produtos, referentes às condições dos tanques de fermentação e equipamentos que serão utilizados neste retorno. "A cervejaria ainda substituiu em seu processo o fluido refrigerante por solução hidroalcoólica - solução que contém água e álcool".
O ministério disse ainda que o processo de produção de cerveja no parque fabril ocorre desde novembro de 2021, após vistoria executada por auditores fiscais federais agropecuários do Ministério.
Os processos movidos contra a cervejaria sobre a intoxicação ainda tramitam no fórum de Belo Horizonte. Um deles está com audiências marcadas para o fim de maio.
O Hoje em Dia procurou o Corpo de Bombeiros, citado na nota, e aguarda retorno.
Relembre o caso
Os casos de contaminação pela cerveja Belorizontina vieram à tona em janeiro de 2020. Após relatos de sintomas de intoxicação, em geral com problemas relacionados ao funcionamento do fígado, ao menos 16 pessoas foram internadas e dez morreram após o consumo da bebida.
Investigações da Polícia Civil constataram a presença de dietilenoglicol na cerveja da Backer. Trata-se de uma substância anticongelante utilizada nas fábricas, mas tóxica quando ingerida.
As atividades da cervejaria foram suspensas pela Justiça em novembro de 2020.
Confira a nota da cervejaria na íntegra:
A Cervejaria Três Lobos informa que obteve a aprovação para a retomada da produção de cervejas em seu parque industrial (será produzida a cerveja Capitão Senra). O processo de reabertura contou com o acompanhamento das autoridades e órgãos competentes e observou todos os critérios legais e técnicos. A liberação ocorreu hoje (dia 08/04/22). A retomada da produção será o mais breve possível e de forma gradual. Já a capacidade de produção permanece inalterada.
_A autorização partiu de um conjunto de órgãos, sendo: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA; Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; Corpo de Bombeiros MG; Secretaria Municipal de Meio Ambiente, etc.
A empresa destaca que sempre teve e mantém total interesse na apuração de toda e qualquer irregularidade relacionada à produção e, por isso, segue contribuindo efetivamente com o trabalho dos órgãos de controle e fiscalização._
A cervejaria ressalta ainda que não mede esforços para oferecer apoio às vítimas e suas famílias e a retomada da produção cervejeira será um fator decisivo para ampliar a assistência médica e financeira.