Bairros de Belo Horizonte estão sem energia na manhã desta quinta-feira (17) depois do forte temporal acompanhado de vendaval que atingiu a capital e a região metropolitana. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) não informou a quantidade de consumidores prejudicados, mas disse que as regiões mais afetadas foram a Pampulha, Barreiro e Nordeste.
Ainda segundo a empresa, a tempestade de granizo e as fortes rajadas de vento de mais de 70 km/h registradas na noite dessa quarta-feira (6), veio acompanhada de descargas atmosféricas e provocou falta de energia na Capital e cidades do entorno.
Segundo a Cemig, além dos raios, a principal causa dos desligamentos foram quedas de árvores de grande porte, bem como objetos lançados em direção à rede elétrica, como partes de telhados e galhos, que provocaram quebra de postes, curtos-circuitos e rompimentos de cabos. "Estes serviços, que representam maior risco à população, estão sendo priorizados", informou.
A companhia informou que destacou cerca de 600 profissionais para trabalhar na recomposição do sistema elétrico desde que as ocorrências começaram. "A empresa conta com engenheiros, técnicos e eletricistas trabalhando de forma ininterrupta, desde ontem, para o restabelecimento do sistema o mais breve possível", informou em nota.
De acordo com a Cemig, até esta manhã, a maior parte dos clientes afetados com a falta de energia já teve o serviço normalizado durante a madrugada.
"Dessa forma, as equipes vão continuar trabalhando nas ocorrências mais complexas, como retirada das árvores sobre postes e cabos, e a previsão é que todos os clientes afetados tenham o fornecimento normalizado até o fim do dia", finaliza.