Banheiros públicos autolimpantes de BH têm falhas no funcionamento, mau cheiro e sujeira
Falta de zelo de parte da população contribui para problemas encontrados nos equipamentos
Falhas no funcionamento, mau cheiro e sujeira acumulada são as principais queixas dos usuários dos banheiros públicos autolimpantes instalados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na região central. Projetados para oferecer limpeza automática, acessibilidade e higiene sem custo, os equipamentos demandam manutenção e sofrem com a falta de zelo de parte da população, que insiste em jogar o papel no chão.
No próximo fim de semana, a instalação dos primeiros banheiros, nas praças da Estação e da Rodoviária, completa cinco meses. A reportagem do Hoje em Dia esteve nos locais e confirmou a sujeira e o funcionamento intermitente do sistema de limpeza. Quem utiliza as cabines garante que os problemas são maiores pela manhã, antes da ronda feita por equipes contratadas pela prefeitura.
Pessoas em situação de rua disseram que o banheiro da Praça da Rodoviária “demora a fechar a porta”. Outro frequentador afirmou que o "o fedor é insuportável”. Além do mau cheiro, tanto lá quanto na Praça da Estação foi posssível ver papel higiênico espalhado pelo chão.
A jovem aprendiz Sara Santos, de 19 anos, usou o banheiro pela primeira vez e disse ter ficado decepcionada. “A água (equipamento) não tá funcionando. Tentei lavar minha mão, não funcionou. E ele também não parece ser autolimpante”, disse.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os banheiros públicos autolimpantes já registraram mais de 170 mil utilizações desde fevereiro, e, diante desse alto volume, é natural que ocorram casos de mau uso.
A PBH informou que todos os equipamentos foram monitorados nesta quinta-feira e estavam em pleno funcionamento. "Ainda assim, diante dos relatos, uma equipe técnica será enviada aos locais citados pelos usuários para verificar possíveis falhas". Cada unidade conta com adesivos que informam um número de telefone e um QR Code para solicitação direta de manutenção.
A capital conta com outros dois banheiros autolimpantes, na Rua Tabaiares, próximo à Rua Sapucaí, e na Praça Raul Soares. Os banheiros podem ser usados das 6h às 22h, com permanência limitada a 10 minutos por usuário.
Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
VEJA FOTOS:
Usuária tenta lavar as mãos no banheiro público autolimpante instalado na Praça da Estação, na região central de BH. Problemas no funcionamento de sensores e ausência de água foram apontados por frequentadores (Valéria Marques/Hoje em Dia)
Interior sujo do banheiro autolimpante com papel higiênico espalhado pelo chão. Usuários relataram mau cheiro e falhas na limpeza automática do local (Valéria Marques/Hoje em Dia)
Estrutura atende gratuitamente a população e funciona diariamente das 6h às 22h (Valéria Marques/Hoje em Dia)