Barão de Cocais é a principal busca de mineiros no Google nesta 6ª; veja as perguntas e respostas

Liziane Lopes
08/02/2019 às 17:02.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:28

(ARTE)

Desde a tragédia em Brumadinho, que já contabiliza 157 mortos, os mineiros estão em estado de alerta diante do medo de novos rompimentos. Nesta sexta-feira (8) , a cidade de Barão de Cocais, na região Central, se transformou no principal assunto buscado pelos mineiros no Google. As buscas pelo nome do município cresceram mais de 1.950% nas últimas 24 horas, segundo o próprio buscador. O motivo foi o risco de rompimento da barragem que obrigou moradores da cidade a saírem de casa de madrugada e correrem para um local seguro. Assim que o assunto começou a se multiplicar nas redes sociais, o pânico tomou conta da população de outras cidades, que buscaram informações na internet. O Hoje em Dia responde às principais dúvidas.

01. O que aconteceu em Barão de Cocais?

Cerca de 500 pessoas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, em Barão de Cocais, e de Santa Bárbara, na região Central de Minas, deixaram as casas na madrugada desta sexta-feira (8), após avisos por sirenes da Vale. 

As famílias moram perto da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, que é acessada pela BR-381, no sentido Vitória (ES). Ônibus da Vale e veículos da prefeitura retiraram as famílias do local e levaram para a Escola Estadual Efigênia de Barros Oliveira. A barragem faz parte do complexo Mariana-Brucutu, tem 83 metros de altura e reservatório com volume de 9.405.392m3.

De acordo com a Vale, a decisão teve caráter preventivo e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura. E segundo o plano de evacuação, em uma eventual ruptura, a comunidade de Socorro seria atingida pela lama entre 6 e 12 minutos.

 02. Qual a distância de Barão de Cocais de Valadares?

De acordo com o site Distância entre Cidades, que calcula rotas entre municípios de todo país, a distância entre Barão de Cocais e Governador Valadares é 201 km em linha reta e 257 km por estrada.

 03. Qual a distância de Pará de Minas até a Barão de Cocais?

A distância entre Barão de Cocais e Pará de Minas é 118 km em linha reta. Já por estrada, a distância é 177 km, também de acordo com o site Distância entre Cidades.

 04. Quais rios passam no município de Barão de Cocais?

O município de Barão de Cocais pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, que tem 5.465,38 quilômetros quadrados de área, representando cerca de 1% do território do Estado de Minas Gerais, segundo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

O Rio Piracicaba possui 241 quilômetros de extensão, nasce no município de Ouro Preto e segue até a divisa das cidades de Ipatinga e Timóteo, onde se encontra com o Rio Doce. Seus afluentes são os rios Turvo, Conceição, Una, Machado, Santa Bárbara, Peixe e Prata. E além dos rios mais significativos, ao longo do seu curso, o rio Piracicaba recebe a descarga de quase uma centena de córregos e ribeirões, que compõem sua rede de drenagem.

Aproximadamente, 800 mil pessoas vivem na Bacia do Piracicaba, que compreende, além de Barão de Cocais, outros 20 municípios: Alvinópolis, Antônio Dias, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Itabira, Jaguaraçu, João Monlevade, Mariana, Marliéria, Nova Era, Ouro Preto, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, Timóteo. 

 05. O que aconteceu com a barragem de Barão de Cocais?

A operação na mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (Região Central), foi suspensa nesta sexta-feira (8), depois que a Defesa Civil de Minas detectou o risco de rompimento da barragem, que pertence à Vale. Conforme o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador do órgão, a barragem de rejeitos apresenta nível 2 no risco de rompimento, sendo que o nível 3 significa colapso da estrutura. 

Recentemente, o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, deixou 157 mortos e 182 desaparecidos. Ela era de alteamento à montante, assim como a de Barão de Cocais e a de Serra Azul, em Itatiaiuçu, que pertence à ArcelorMittal. Em Itatiaiuçu, a população também foi acordada na madrugada desta sexta por causa do risco de rompimento de barragem. Os moradores do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, foram transferidos para acomodações temporárias. Nos dois municípios, conforme a Defesa Civil, 560 pessoas foram retiradas de suas casas.

A evacuação foi decidida junto com a Agência Nacional de Mineração como medida preventiva para evitar novas tragédias como as ocorridas em Brumadinho e Mariana, que também registrou rompimento de barragem em 2015, com 19 mortos.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por