
— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) September 4, 2020Bairro de Lourdes com movimento expressivo neste primeiro dia de abertura com venda de bebidas alcoólicas. pic.twitter.com/bGbzuo1d4f
Diferentemente do que ocorreu em outras cidades, onde a reabertura de bares provocou aglomerações, nos estabelecimentos visitados pela reportagem no Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o público compareceu, mas buscando manter os cuidados no combate à Covid-19.
No bar Cipriano, localizado na rua Curitiba, os clientes preencheram todas as mesas externas do espaço, que foram separadas com o distanciamento exigido. Segundo o proprietário, Cipriano Montebelo, de 36 anos, os clientes estão sendo orientados sobre as regras sanitárias.
“Os garçons utilizam álcool em gel na limpeza das mesas. Disponibilizamos totem com álcool para as pessoas usarem. Também a entrega dos drinks é feita com luvas descartáveis”, contou.
No Tizé Bar e Butiquim, a calçada ficou cheia de clientes, mas todos sentados. Nas mesas, restrição para até quatro ocupantes. O empresário Wenderson de Oliveira, de 32 anos, comemorou a reabertura dos estabelecimentos.
“Acho que não tinha motivo para fechar tanto e os empresários sofreram com isso. Não deveria ter demorado tanto assim, não”, afirmou. Wenderson disse que está se cuidando para evitar o contágio.
“Para ir ao banheiro, eu uso máscaras e procuro higienizar as mãos”, disse.
Nenhum representante do bar quis conversar com a reportagem. Apesar disso, a consultora tributária Mariana Rodrigues, de 30 anos, afirmou que o serviço tem sido feito com respeito às regras.
“Eles falaram que tinha que usar máscara ao ir ao banheiro, 4 pessoas por mesa. Eles orientaram tudo exatamente conforme a legislação está prevendo”, declarou.