Em investigação

Bebê de 1 ano e 6 meses é isolado em Contagem por suspeita de varíola dos macacos

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
01/08/2022 às 15:32.
Atualizado em 01/08/2022 às 16:34

Um bebê, de 1 ano e seis meses, está com suspeita de varíola dos macacos (monkeypox), em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A criança está em isolamento domiciliar e em estado de saúde estável.

A informação foi repassada pela Secretaria de Saúde do município nesta segunda-feira (1º). A criança foi atendida no Centro Materno Infantil na noite desse domingo (31) e, na manhã de hoje, recebeu alta. 

Em nota, a secretaria municipal reforçou “aguardar o resultado de exames” para confirmar a suspeita. O teste está agendado para esta terça-feira (2), na própria casa da criança, e o resultado deve ficar pronto cinco dias depois. 

Ainda segundo a pasta, a única pessoa com quem a criança teve contato diferente foi com a avó, que esteve em Juiz de Fora, mas não apresenta sintomas da doença.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 15 casos de varíola dos macacos foram notificados em Contagem; um foi confirmado, oito estão em investigação e seis foram descartados. A Pasta, no entanto, não detalhou os casos. 

Também por meio de nota, a secretaria confirmou 63 casos de monkeypox no estado; outros 142 estão em investigação. Dois casos foram classificados como "provável".

Morte em BH

Na última semana. um homem (29), de 41 anos, morreu pela varíola dos macacos em Belo Horizonte. É o primeiro óbito notificado pela doença fora da África em todo o mundo no atual surto. Conforme o Ministério da Saúde, o paciente possuía baixa imunidade e comorbidades.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por