
Uma operação policial no bairro Calafate, região Oeste de Belo Horizonte, na noite desta terça-feira (15), mobilizou equipes da Polícia Militar após denúncias de tráfico de drogas e acabou envolvendo o resgate de um bebê de apenas sete dias que se engasgou durante a ação.
Segundo o boletim de ocorrência da PM, a operação tinha como alvo três homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas na região. Durante a ação, houve perseguição e troca de tiros, parte do telhado de um dos imóveis onde os suspeitos tentavam se esconder chegou a quebrar.
Em meio ao desenrolar da operação, a mãe da recém-nascida procurou os policiais desesperada, informando que sua filha havia se engasgado. Imediatamente, dois militares interromperam a ação para prestar socorro à criança. Os policiais realizaram a manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias aéreas do bebê. Em seguida, a menina foi colocada na viatura e levada com urgência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, onde recebeu atendimento médico.
Ainda conforme o registro policial, a bebê chegou à UPA em estado estável. A mãe relatou à equipe médica que a criança havia acabado de mamar e dormia há cerca de quatro horas. Os médicos descartaram a hipótese de engasgo com leite materno. A recém-nascida permaneceu na unidade para observação.
A operação policial resultou na prisão de um homem de 23 anos e na apreensão de um adolescente de 17. Um dos suspeitos detidos ficou ferido durante a troca de tiros e precisou ser encaminhado para o Hospital João XXIII, na região Centro-Sul da capital. A polícia apreendeu duas armas de fogo calibre .38 e diversas munições. As buscas pelo terceiro suspeito, que conseguiu fugir do cerco policial, continuam.
A Polícia Militar informou ainda que a operação foi desencadeada após diversas denúncias de moradores da região sobre a intensa movimentação ligada ao tráfico de drogas no bairro Calafate. As investigações sobre o caso prosseguem.