Conhecida como ‘capital dos bares’, Belo Horizonte foi considerada a capital que mais consome álcool em excesso no Brasil. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que 25% dos belo-horizontinos maiores de 18 anos consomem acima de quatro doses de bebida por ocasião. A média entre as 27 cidades analisadas é de 18%.
O estudo leva em consideração cinco ou mais doses consumidas por homens e quatro ou mais para mulheres. Os dados levam em conta os 12 meses de 2021.
Considerando somente o público masculino, BH se mantém como líder do ranking. Pouco mais de 36% dos homens belo-horizontinos fizeram uso abusivo da bebida no último mês. A média nacional é 24%.
Em uma análise somente do público femino, a capital mineira cai três posições e ocupa o 4º lugar entre as capitais, com 16%, frente à média de 12% do país.
Levando em conta homens e mulheres, a capital dos bares é seguida por Vitória (ES), com 23,28%, e Cuiabá (MT), com 23,17%. Porto Alegre foi a que menos registrou consumo abusivo de álcool, com pouco mais de 12%. A faixa etária de adultos com idade entre 25 e 34 anos foi a que mais fez uso de bebida alcóolica.
Uma análise do ranking mostra ainda que em 2021, a pandemia da Covid-19 fez elevar a média dos mineiros. Em 2020, ano de mais restrições e confinamentos, BH ocupou o 9º lugar.
Já ao analisar os maiores de 18 anos que são fumantes, BH ocupa o 7º lugar entre as capitais brasileiras, com 10,62% da população.