Beltrame convoca mineiros a combater proliferação do Aedes aegypti

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
02/12/2016 às 13:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:54

Alunos da Escola Estadual São Pedro São Paulo, no bairro Novo Santa Mônica, na região de Venda Nova, participaram nesta sexta-feira (2) das ações do Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue. No lançamento da campanha, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame, ressaltou a importância da participação da população no combate ao Aedes aegypti. “O envolvimento das crianças ajuda a conscientizar os familiares e a comunidade onde está inserido”, disse.

Na escola, estudantes encenaram uma peça chamando a atenção para não deixar o mosquito entrar nas residências. “O trabalho de conscientização é desde de pequeno. Os educadores ajudam os alunos a identificar o perigo e elas ajudam a fiscalizar a segurança de suas casas e da comunidade”, disse a diretora Rosane Belico.

Alberto Beltrame e agentes de combate a endemias do Centro de Saúde Piratininga, em Venda Nova, fizeram uma vistoria na escola e em casas próximas na busca de focos de proliferação. O secretário explicou que a ação acontece hoje em várias capitais do país, cujo objetivo principal é convocar a população para lutar contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya”.

Exército nas ruas

Militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil também estarão nas ruas. “O Exército vem colaborar no combate ao mosquito através de atividades educativas nas escolas e na fiscalização de estabelecimentos dando suporte aos agentes de saúde”, explica o chefe da comunicação social da 4ª Região Militar do Exército, Coronel Júlio César Alves Rolszt. 

No evento ficou definido que será realizado um mutirão de órgãos públicos e estatais em unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais, marcando a intensificação das ações para impedir proliferação do Aedes. A programação prevê que todas as sextas sejam dedicadas à verificação de possíveis focos.

Números

Em Minas Gerais, estado com maior incidência de dengue no país, a “Contamos com a participação de toda a população para o combate ao mosquito. É preciso que a população ajude a manter o quintal limpo para afastar qualquer possibilidade da doença proliferar”, explica o secretário municipal de saúde, Fabiano Pimenta.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde e municípios, aponta que 80 cidades mineiras estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Desse total, sete municípios estão em risco: Mutum, Governador Valadares, Bambú, Novo Cruzeiro, Bom Despacho, Aimorés e Paracatu. Outros 73 estão em alerta e 58 aparecem em situação satisfatória, segundo o Ministério da Saúde. Em todo o país, LIRAa aponta 855 cidades em situação de risco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por