
Depois de entrar em estado de alerta para infestação de Aedes aegypti, Betim faz mutirão até a próxima quinta-feira (7) para combater possíveis focos do mosquito e orientar a população sobre a importância da limpeza dos imóveis.
Agentes de saúde vão percorrer os bairros com maior índíce de infestação de larvas do mosquito. Nesta terça-feira (5), profissionais percorreram o Imbiruçu; na quarta (6), a ação será no Teresópolis; e na quinta (7), é a vez da região dos Alterosas.
Segundo o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), Betim está em estado de alerta com o Índice de Infestação Predial (IIP) geral de 3,7% – isso significa que, em média, a cada mil imóveis, 37 estão positivos para o Aedes aegypti.
Dos 20 estratos monitorados durante o levantamento, nove apresentaram alta infestação, com IIPs acima de 4%. Os outros 11 estão em estado de alerta, com IIPs entre 1% e 3,9%. Nenhum estrato apresentou índice satisfatório.
A Prefeitura já identificou que 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas. Além das ações preventivas, de monitoramento e eliminação do inseto, é importante a colaboração dos moradores na limpeza das casas, eliminação recipientes que armazenem água.
Quem quiser denunciar locais com possíveis focos do Aedes pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses e Endemias pelo telefone (31) 3594-5424.
Leia mais: