
Uma consulta pública virtual da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pretende ampliar a participação da sociedade civil no processo de reconhecimento do Carnaval como patrimônio cultural. Disponível até 30 de setembro, o formulário on-line é voltado a pessoas, coletivos e demais agentes culturais da folia.
A pesquisa é desenvolvida para subsidiar a elaboração do Inventário Cultural e do Dossiê de Registro do Carnaval de BH, etapas fundamentais para o reconhecimento oficial. O questionário traz perguntas de múltipla escolha e abertas e busca mapear trajetórias, vínculos com a festa e percepções sobre a manifestação cultural.
A iniciativa atende sugestão de quem participa da festa. Durante a 1ª reunião pública sobre o tema, em abril deste ano, foram apresentados os objetivos do estudo, a metodologia e os principais aspectos a serem abordados no inventário. Pposteriormente, o dossiê de registro deve ser submetido ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH).
O inventário busca levantar detalhes sobre a festa com o objetivo de identificar e compreender quais são os elementos constituidores, tais como trajetória histórica; mestras e mestres; grupos e coletivos; celebrações; saberes; formas de expressões e lugares que são referências.
* Com informações de PBH
Leia mais