Covid-19

BH ainda não possui doses suficientes da vacina bivalente para imunizar idosos acima de 70 anos

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
27/02/2023 às 18:20.
Atualizado em 27/02/2023 às 21:15

As doses da vacina bivalente contra a Covid-19 recebidas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não são suficientes para convocar idosos acima dos 70 anos para a nova fase da imunização, que teve início nesta segunda-feira (27) na capital.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apesar de fazer parte dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, essa faixa etária ficou de fora da convocação devido à quantidade de vacinas recebidas.

"A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de novas remessas do Ministério da Saúde para ampliação da vacinação. Assim que as doses chegarem ao município, o público será convocado”, informou a SMS, por meio de nota.

Na etapa das vacinas bivalentes, que começa nesta segunda em BH, foram convocados apenas idosos acima dos 80 anos e imunossuprimidos maiores de 12. Ainda assim, houve fila para aplicação do novo imunizante no Centro de Saúde Santa Rita de Cássia, no São Pedro, região Centro-Sul da capital.

Ainda na nota, a PBH destacou a disponibilidade de pessoal e de insumos necessários para aplicação do imunizante.

Vacina bivalente
A vacina bivalente contra a Covid-19 é capaz de oferecer proteção contra variantes do novo coronavírus, incluindo a altamente contagiosa Ômicron.

Para receber o imunizante é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário de duas doses, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses desde a última aplicação.

Segundo o infectologista Estevão Urbano, que integrou o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da PBH, a bivalente é segura, confiável e praticamente não gera efeito colateral significativo.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por