A vacinação contra a Covid-19 em Belo Horizonte seguirá, na segunda-feira (12), focada em moradores da capital que tenham 43 anos ou que vão completar a idade até 31 de julho. A aplicação do imunizante ocorrerá em postos extras, fixos e drive-thrus. Neste sábado (10), motoristas formaram longas filas para receber a dose na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o horário de funcionamento dos locais de vacinação nos dias úteis é das 7h30 às 16h30, e das 8h às 16h30 para aplicação em pessoas em veículos automotores. Os endereços podem ser vistos aqui.
Para receber o composto químico é necessário ser cidadão residente de BH; apresentar documento de identificação com foto; não ter recebido vacina contra a Covid-19; não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; e não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Já os idosos, que buscam a conclusão do esquema vacinal, devem apresentar o cartão de vacina, comprovante de residência, documento de identidade e CPF. Na quinta-feira (15), a campanha será voltada para aplicar a segunda dose em indíviduos com 61 anos.
Filas neste sábado
Pessoas com 44 anos se vacinam neste sábado contra a Covid-19 na capital, em postos fixos, extras e de drive-thru, até as 14 horas. É o caso de Eliane Nassif, que recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer. A profissional de estatística aguardou por uma hora para ser imunizada na unidade do Corpo de Bombeiros, na rua Piauí, 1.815, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da capital.

Eliane, de 44 anos, tomou a primeira dose da vacina
"Demorei muito tempo na fila, mas finalmente chegou o dia. Estava na expectativa e estou aliviada. A gente fica um pouco mais protegida das complicações. Agora, é continuar mantendo os cuidados, o isolamento social", contou, lembrando que tomará o reforço em outubro. O marido dela, que a acompanhou na fila, já foi vacinado por ter 47 anos.
Próximos dias
Além da vacinação neste sábado para pessoas de 44 anos, a imunização segue na próxima semana da seguinte forma:
- 12 de julho, segunda-feira: pessoas de 43 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
- 13 de julho, terça-feira: segunda dose para idosos de 62 anos;
- 14 de julho, quarta-feira: pessoas de 42 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
- 15 de julho, quinta-feira: segunda dose para idosos de 61 anos.
A prefeitura pede que a população fique sempre atenta à atualização dos locais de vacinação e sempre cheque os endereços antes de se deslocarem. Isso porque a definição dos postos é dinâmica, ou seja, passa por alterações diárias por questões de logística para evitar aglomeração do público.
Além disso, ainda segundo o Executivo, algumas pessoas procuram os pontos de vacinação em data posterior ao chamamento da prefeitura, quando a disponibilização do imunizante para o público específico está mais concentrada em algumas unidades para evitar a perda de doses.
"As pessoas convocadas devem se vacinar exclusivamente nos locais listados para cada grupo. Os postos estão disponíveis no portal da prefeitura. Caso o usuário compareça em unidades diferentes daquelas definidas, não será realizada a vacinação", informou, em nota.
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
(Maurício Vieira/ Hoje em Dia)