BH celebra o Dia da Árvore com o plantio de 130 árvores
Ação ocorreu no bairro Nova Cachoeirinha, na região Noroeste de Belo Horizonte, com participação de coletivos socioambientais

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) finalizou nesta sexta-feira (19) o plantio de 130 mudas de árvores na rua Costa Júnior, no bairro Nova Cachoeirinha. A iniciativa faz parte das celebrações do Dia da Árvore, em 21 de setembro, e contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), da sociedade civil e de coletivos socioambientais.
O plantio incluiu espécies nativas e adaptadas ao clima local, como ipê (branco, roxo, tabaco e amarelo), quaresmeira, pau-mulato, mirindiba, aldrago, acácia imperial e sibipiruna. A escolha das espécies visa aproveitar o início da primavera, período ideal para o desenvolvimento das plantas devido às temperaturas mais amenas e à maior umidade.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, a ação está alinhada com o Plano Local de Ação Climática e o Plano Municipal de Arborização Urbana. "Essas ações evidenciam os diversos serviços ecossistêmicos fornecidos pelas árvores, que vão muito além do sombreamento e embelezamento dos espaços urbanos", afirmou.
Lançado em junho deste ano, o Plano Municipal de Arborização Urbana estabelece diretrizes para o manejo das áreas verdes, monitoramento e intervenções estratégicas para ampliar e conservar a cobertura arbórea na cidade.
A Prefeitura informou que, após atingir a marca de 40 mil plantios em 2024, a meta para 2025 é plantar 50 mil mudas. O foco das iniciativas é combater as mudanças climáticas e promover a integração entre a população e o meio ambiente.
A SMMA destacou que o programa de arborização será intensificado durante o período chuvoso, com ações coletivas e descentralizadas que visam favorecer o crescimento das espécies e envolver mais a comunidade.
Leia mais