Saúde pública

BH contrata mais pediatras, mas ainda precisa de 92 profissionais para 'desafogar' demanda

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
13/08/2022 às 17:43.
Atualizado em 14/08/2022 às 08:56
 (Lucas Prates/ Arquivo Hoje em Dia)

(Lucas Prates/ Arquivo Hoje em Dia)

A Prefeitura de Belo Horizonte conseguiu, nas últimas três semanas, reduzir a falta de pediatras na rede pública de saúde. Contudo, ainda precisa contratar mais 92 profissionais para 'desafogar' a demanda em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e centros de saúde. 

O cenário é apresentado pela secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, que concedeu entrevista exclusiva ao Hoje em Dia. Em 23 de julho, a prefeitura estava com 101 vagas abertas para pediatras  — cerca de 30% a menos do que a quantidade necessária de especialistas. 

Conforme a secretária, a principal dificuldade de contratação dos profissionais está associada ao fato de os contratos serem temporários. Com isso, a prefeitura tem tentado aumentar a atratividade das vagas. 

"Temos tentado chegar em um acordo para segurar o pediatra. Mas, de todo jeito, se ele é contratado, a chance de ele não ficar é grande", afirmou. 

Segundo ela, a secretaria tem tomado providências para melhorar as condições de trabalho. “Melhorando as condições nas UPAs, investindo nas condições de relações entre os funcionários", prosseguiu. 

Atendimentos concentrados 
A falta de pediatras, com consequente sobrecarga dos atendimentos, tem obrigado ações emergenciais, como a concentração da assistência infantil em apenas três UPAS nos fins de semana. O novo esquema já funciona há quase dois meses.

Segundo a secretária, ainda não há previsão para mudança no esquema. “Foi uma medida para não ter pediatras isolados. Quando você concentra, a chance de faltar pediatra é muito menor”, explicou.

“Eu não sei falar por quanto tempo o esquema funcionará, mas é uma medida provisória, de contingência", completou. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por