Saúde

BH convoca idosos de 60 a 69 anos para receberem 4ª dose das vacinas contra Covid-19

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
02/05/2022 às 21:46.
Atualizado em 02/05/2022 às 21:47

A partir desta terça-feira (3), moradores de Belo Horizonte de 60 a 69 anos poderão receber a 4ª dose das vacinas contra Covid-19. A estimativa da Prefeitura é que 263 mil pessoas nessa faixa-etária recebam o reforço.

Para ajudar nessa imunização, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começou a distribuir para as Unidades Regionais de Saúde (URS), nesta segunda-feira (2), mais de 1,5 milhão de vacinas contra o coronavírus da Janssen e da AstraZeneca.

Para BH, foram disponibilizadas 196.360 doses dessas duas vacinas. A quantidade destinada a cada município pode ser conferida neste link.

Segundo a Fundação João Pinheiro (FJP), existem cerca de 1,9 milhão de pessoas de 60 a 69 anos em Minas. Portanto, a quantidade de vacinas disponibilizadas pela SES-MG contemplaria 80% dessa população. Além disso, 941.097 idosos já estão aptos a tomar a segunda dose de reforço imediatamente, por terem recebido a 3ª dose há pelo menos quatro meses.

Todas as doses estão acondicionadas na Central Estadual de Rede de Frio para retirada pelas Unidades Regionais de Saúde. Até o momento, conforme a SES-MG, as URS Itabira, Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Pedra Azul já retiraram doses.

Confira o cronograma de vacinação contra Covid-19 em BH nesta semana (é necessário levar cartão de vacina, documento de identidade e CPF):

  • Terça e quarta (3 e 4): quarta dose para pessoas de 69 a 65 anos, cuja data do reforço tenha completado quatro meses
  • Quinta e sexta (5 e 6): quarta dose para pessoas de 64 a 60 anos, cuja data do reforço tenha completado quatro meses
  • Terça a sexta (3 a 6): repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira e segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose

Os endereços dos centros de saúde, postos extras e pontos de drive-thru, além do horário de funcionamento dos locais e toda a documentação necessária para o recebimento de cada dose, podem ser verificados no portal da PBH.

Gripe
O idoso que for receber a dose de reforço contra o coronavírus pode aproveitar para se imunizar contra a gripe. A aplicação dos dois imunizantes, de forma simultânea, é segura e não há a necessidade de aguardar um intervalo, informa a Prefeitura.

Só é preciso ter atenção para escolher um posto de imunização que aplique os dois imunizantes. Os endereços e horários de funcionamento podem ser acessados neste link.

A vacina contra a gripe está disponível, ainda, em centros de saúde, postos extras e pontos de drive-thru. Algumas lojas das drogarias Araujo e Droga Clara também estão imunizando contra o Influenza.

(*) Com Agência Minas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por