Trabalhadores da Saúde com 50 anos ou mais poderão receber, na sexta-feira (15), a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Para ter direito ao reforço, é preciso, no entanto, ter completado o esquema vacinal com duas doses há seis meses ou que esteja faltando até 15 dias para este prazo.
A convocação do grupo foi realizada nesta quinta-feira (7) pela prefeitura da capital mineira. A ampliação para as demais faixas etárias, conforme informou a administração municipal, será feita de forma gradativa.
Para que esses profissionais possam receber o imunizante será preciso apresentar o cartão de vacina, identidade, CPF e um documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde localizado em Belo Horizonte, como, por exemplo, o registro no conselho profissional ou comprovante de vínculo ativo por meio da apresentação de:
- Comprovante de pagamento (contracheque); ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
- Contrato de trabalho; ou
- Relatório do CNES; ou
- Declaração de Imposto sobre a Renda; ou
- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde
Demais grupos
Na próxima semana também haverá aplicação do reforço em idosos de 70 a 74 anos e em moradores de 18 a 49 anos com alto grau de imunossupressão. Veja regras e o cronograma completo abaixo:
- Dia 8, sexta-feira: primeira dose para adolescentes de 13 e 14 anos, completos até 31 de outubro. Para se vacinar, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
- Dia 9, sábado: primeira dose para adolescentes de 12 anos, completos até 9 de outubro. Para se vacinar, os adolescentes de 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, e aplicação de dose adicional para pessoas de 69 a 50 anos com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias. A vacinação deste dia será exclusivamente para os grupos convocados e não haverá aplicação de outro imunizante, além de Pfizer.
- Dia 10, domingo: não haverá vacinação.
- Dia 11, segunda-feira: segunda dose de AstraZeneca para pessoas de 40 e 39 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 11 as pessoas de 40 e 39 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 18 de outubro.
- Dia 12, terça-feira: não haverá vacinação.
- Dia 13, quarta-feira: dose adicional para pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias, e dose de reforço para idosos de 74 e 73 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo.
- Dia 14, quinta-feira: dose de reforço para idosos de 72, 71 e 70 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;
- Dia 15, sexta-feira: dose de reforço para trabalhadores da saúde de 50 anos e mais, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;
- Dia 16, sábado: - Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos; Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes até 14 anos; Não haverá aplicação de vacinas contra a Covid-19.
Locais e horários
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para drive-thru. Já aos sábados, os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h, e os pontos drive-thru das 8h às 14h.
Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços aqui.