Belo Horizonte e outras 364 cidades estão em alerta laranja - considerado de perigo - devido à baixa umidade do ar nesta terça-feira (7). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%. O aviso é válido até às 21h30.
O índice de umidade configura um estado de atenção, conforme os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS). O nível ideal para o organismo humano varia entre 40% e 70%.
Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
Os municípios atingidos pelo alerta estão nas regiões metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Sul de Minas, Oeste de Minas, Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas e Vale do Rio Doce. Para conferir as cidades em alerta, clique aqui.
Diante da situação, a população é orientada a redobrar os cuidados com a hidratação e a saúde respiratória. Confira abaixo orientações para o período:
- Hidrate-se;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, utilize hidratante;
- Realize atividades físicas utilizando agasalho;
- Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação, a fim de evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano;
- Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Leia mais: