Com trovoada e ventania

BH pode ter chuva de até 40 mm nesta sexta-feira, alerta Defesa Civil

Júnia Rodrigues
jralmeida@hojeemdia.com.br
13/01/2023 às 11:14.
Atualizado em 13/01/2023 às 11:53
 (FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta de possibilidade de pancadas de chuva, de 20 a 40 mm, com trovoadas isoladas e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O aviso é válido até as 8h do sábado (14). 

(Defesa Civil Municipal)

(Defesa Civil Municipal)

A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta sexta, já indicava novas precipitações, apesar do sol ter dado as caras pela manhã, na contramão dos últimos dias. 

Segundo o Inmet, o dia será de céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas à tarde. A temperatura esquenta e os termômetros podem atingir os 30ºC. A mínima registrada foi de 18ºC.

Já a umidade relativa mínima do ar gira em torno de 60% à tarde. O índice é superior aos 50% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Chuvas diminuem

Segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo, as chuvas diminuem em BH a partir do fim de semana, sendo que no domingo e na segunda-feira (16) não estão previstas precipitações na capital. “As chances de chuva retornam a partir da terça-feira (17). Mas são chuvas rápidas, típicas de verão, e em áreas isoladas”, pontua.

No sábado (14), o tempo ficará parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no final da tarde. A temperatura máxima esperada também é de 30ºC. Já a mínima será de 17ºC. A umidade relativa mínima do ar pode atingir os 50% ao longo da tarde.

Não estão previstas precipitações no domingo (15). A previsão meteorológica aponta céu parcialmente nublado, sem chuvas. O calorão de 30°C de máxima permanece e a mínima será de 16ºC. A umidade relativa mínima do ar alcança os 45% à tarde.

Em caso de chuvas, a Defesa Civil recomenda:

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por