pandemia

BH precisa de 60 mil doses da Coronavac para ampliar vacinação contra Covid em crianças

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
14/07/2022 às 10:47.
Atualizado em 14/07/2022 às 11:33

Belo Horizonte precisa de pelo menos 60 mil doses da CoronaVac para ampliar a vacinação contra a Covid-19 em crianças. Nessa quarta-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do imunizante para o público de 3 a 5 anos. No entanto, não há previsão para a nova etapa da campanha na capital, que também aguarda orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. 

As 60 mil doses são necessárias para proteger as crianças de 3 e 4 anos. Já o grupo de 5 anos - que agora também poderá receber o imunizante produzido pela Sinovac - soma 30 mil crianças, que já foram chamadas para tomar a Pfizer. Os dados de cobertura vacinal dessa faixa etária não foram informados.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que tem "disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários" para aplicar a CoronaVac nas crianças "tão logo os imunizantes sejam entregues".

O Ministério da Saúde informou que vai avaliar a decisão da Anvisa, mas não definiu um prazo. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) também foi procurada para falar sobre a ampliação da vacinação para esta faixa etária, mas ainda não houve retorno. 

Liberação da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (13) a autorização da aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos. A decisão foi unânime.

A Coronavac está autorizada para uso emergencial no Brasil desde o dia 17 de janeiro de 2021, mas foi somente em janeiro de 2022 que a agência reguladora autorizou a ampliação do uso da vacina para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.

A Pfizer está disponível para as crianças de 5 anos desde 16 de dezembro de 2021. A vacina para este público, no entanto, tem diferenças em relação à aplicada nos adultos. A Pfizer para crianças possui uma versão específica com dosagens e frascos diferentes, apesar de o princípio ativo ser o mesmo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por