BH promove treinamento de voluntários para salvamento de vítimas da chuva
Capacitação, que reuniu cerca de 200 pessoas, visa preparar a comunidade para atuar em conjunto com o poder público em casos de enchentes e desmoronamentos

Uma parceria estratégica entre a Defesa Civil e a Urbel promoveu um treinamento de segurança para o período chuvoso nesse sábado (20). O evento, que contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros, reuniu cerca de 200 voluntários na avenida Santa Rosa, no bairro São Luiz, na Pampulha, com o objetivo de capacitar a comunidade para atuar em situações de risco.
O treinamento, alinhado às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), foi focado em oficinas e atividades práticas. Os voluntários aprenderam técnicas de primeiros socorros para vítimas de afogamento e trauma, além de salvamento com cordas e procedimentos de segurança em veículos durante enchentes. Outros pontos abordados foram o salvamento em casos de desmoronamentos e a retirada de vítimas de locais de risco.
Entre os participantes estavam membros dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), Núcleos de Alerta de Chuva (NAC), estudantes de enfermagem e representantes de diversas instituições como a Cruz Vermelha, Lions Club Internacional, Nova Acrópole e União dos Escoteiros do Brasil.
O secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Cesar Pereira, ressaltou a importância da participação popular para complementar os esforços da prefeitura. "A Prefeitura faz a parte dela com a limpeza das bocas de lobo, investe em infraestrutura e em toda a parte de preparação da cidade, mas a gente também precisa dessa junção entre a comunidade e o poder público para que possamos elevar nossa resposta", afirmou.
Da mesma forma, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Elcione Menezes Alves, destacou que o sucesso das estratégias de enfrentamento às chuvas depende diretamente da participação popular. "Todo o investimento em treinamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil não seria tão eficiente sem a participação da comunidade", disse.
Isabel Volponi, diretora de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel, reforçou a importância de a população entender os riscos para adotar comportamentos seguros. "A prevenção, como a autoproteção e a defesa em momentos de eventos de instabilidade, perpassa por entender o risco, entender como se portar diante dessas condições", explicou.
Modelo de referência nacional
O treinamento da capital mineira já é reconhecido nacionalmente. Ele faz parte do Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil, uma iniciativa que divulga experiências bem-sucedidas em estados e municípios, servindo de inspiração para outras cidades.
O subsecretário Elcione Menezes Alves destacou que a ação de Belo Horizonte está alinhada com o Marco de Sendai, o principal instrumento internacional para a redução de riscos de desastres, adotado pelos países membros da ONU. "A iniciativa reforça Belo Horizonte como modelo na promoção da cultura de prevenção, na percepção de riscos e na adoção de medidas de proteção pela população", concluiu.