Foco nas crianças de 3 e 4 anos

BH quer levar vacinação contra Covid-19 para todas as escolas infantis em menos de 15 dias

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
18/08/2022 às 07:00.
Atualizado em 18/08/2022 às 07:30
 (Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Na tentativa de aumentar os índices da vacinação infantil, Belo Horizonte planeja uma nova campanha dentro das escolas. Em menos de 15 dias, crianças de 3 e 4 anos serão alvo de uma ação que visa a reforçar a proteção contra a Covid. Atualmente, a adesão à imunização contra o coronavírus é baixa na capital. Apenas 10% do grupo recebeu a dose.

A proposta é levar a vacinação a todas às 145 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) até o fim de agosto, informou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro. Segundo ela, a imunização contra o poliomielite também será oferecida aos estudantes de 4 anos. 

Um cronograma para que as aplicações sejam iniciadas nas Emeis está em elaboração nas regionais. “Estamos levando a vacinação para onde está a criança”, disse Cláudia Navarro. Além disso, analisa a médica, essa é uma maneira segura de se evitar que as crianças sejam expostas a contaminações nos postos de saúde.

"Era uma doença (poliomielite) já erradicada, mas estamos tendo casos em alguns lugares do mundo. No Brasil, ainda não. Pedimos aos pais que levem as crianças para se vacinar”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro.

‘Medida estratégica’

Os pais terão que autorizar a vacinação das crianças nas escolas. Uma carta será enviada à família. A adesão dos pais, inclusive, é fundamental para que a medida tenha um resultado positivo. Na avaliação do infectologista Carlos Starling, que integrou o extinto Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Belo Horizonte, a ação é “estratégica”. 

“É muito válido ampliar a vacinação nas crianças e associar com outras vacinas em atraso. É uma ação pedagógica, estratégica e pode funcionar melhor do que a imunização em postos de saúde”, analisou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por