
Belo Horizonte será palco de um dos maiores encontros de inovação corporativa do Estado. O Minas Summit, que será realizado no dia 30 deste mês no Minascentro, promete reunir empreendedores e investidores de startups de todas as regiões mineiras, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social do setor.
Conforme a organização do evento, são esperados cerca de 2,5 mil participantes. A programação inclui mais de 20h de conteúdo, com palestras, workshops, painéis temáticos e apresentações de cases de sucesso, com 40 painelistas e palestrantes convidados, além de mais de 300 startups representadas.
Além de apresentar as tendências em inovação corporativa, tecnologia, atrair investidores e desenvolvedores de startups, o evento configura uma ampla oportunidade de networking, reunindo parceiros de mais de 800 cidades mineiras.
“Fazer este evento em Minas é desafiador. O mineiro tem ótimas ideias, mas é muito conservador e tradicional nesse cenário de investimento em startups”, destaca Weber Rangel, head de marketing da FCJ Venture Builder, empresa mineira que auxilia o desenvolvimento e o crescimento de startups, através de soluções e estratégias do mercado.
São esperados para o encontro pesquisadores, corpo docente de universidades e estudantes, investidores, CEOs e gestores de inovação de empresas públicas e privadas, founders de startups, empreendedores de iniciativas de fomento à inovação, pesquisa e tecnologia, além de outros convidados.
Para Weber Rangel, Minas é berço de startups promissoras, mas que, em sua maioria, acabam migrando para outros estados onde o fomento e investimento são bem maiores.
“Nos últimos anos vemos estados como Rio de Janeiro e Santa Catarina investirem em inovação. São estados que estão bem na frente, e Minas foi caindo neste ranking, parou no tempo, principalmente após a pandemia de Covid-19, em 2020, e precisa retomar isto. E a proposta do evento é esta, unir e fomentar esse mercado, promover parcerias entre startups, grandes empresas, para criar oportunidades de negócio e investimento”, concluiu o Weber Rangel.
Sobre o evento
O Minas Summit é realizado pela FCJ Venture Builder, uma das principais redes de inovação e startups do Brasil, em parceria com o Órbi Conecta, o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas. Além de palestras, painéis e dinâmicas para startups, o evento também marcará o a apresentação de um conteúdo inédito sobre fundos de investimento em Minas Gerais.
Programação
- Geração de ouro, startups que posicionaram Minas no cenário nacional. 1° parte: O surgimento do San Pedro Valley e os desafios do início;
- Geração de ouro, startups que posicionaram Minas no cenário nacional. 2° parte: O surgimento do San Pedro Valley e os desafios do início;
- Fomentadores dos ecossistemas de empreendedorismo digital mineiro;
- Como vendi minha startup para o Google;
- Como fundei e liderei uma das principais startups de IA, do Brasil;
- Como as grandes empresas tem feito a inovação acontecer – Cases da Algar, ArcelorMittal e MRV;
- Mineiros que fomentam a inovação;
- Transformação digital, cultura de inovação. Como construir grandes empresas baseadas no novo cenário digital?;
- Como estão inovando as principais matrizes econômicas mineiras;
- Minas, um celeiro de oportunidades;
- Startup Race e Investorday – Premiação das startups selecionadas;
- 5 minutos no Futuro.
Nomes já confirmados:
- Justino – CEO FCJ Venture Builder
- Dany Carvalho – CEO Órbi Conecta
- Leandro Liberio – Especialista em Transformação Digital na Órbi Conecta
- Leandro L. Rossi – Diretor Executivo no Mining Hub
- Pedro Emboava – Superintendente de Inovação na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de MG
- Renata Horta – Diretora da Troposlab
- Yuri Gitahy – Founder e Chief eXecution Officer na CxO.work
- André Petenussi – CTO na Localiza
- Amanda Graciano – Sócia e Head de Relacionamento com Corporações na Fisher Venture Builder
- João Zika Fialho – CEO e Investidor Raja Ventures
- Giovanni Oliveira – CEO na Farma Ventures
- Gustavo Penna – CEO na Mundiale
- Hugo Tadeu – Líder do Centro de Referência em Inovação Nacional na FDC
- Mônica Hauck – CEO e Fundadora da Sólides
- Rodrigo Ferreira – Gerente de TI e Inovação na Cemig SIM
A programação completa está disponível no site do evento e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.