Até às 23h

BH recebe em 18 de novembro a 7ª edição do Noturno nos Museus

Júnia Rodrigues
jralmeida@hojeemdia.com.br
12/11/2022 às 15:05.
Atualizado em 12/11/2022 às 15:14
Com a iniciativa, 30 museus públicos e particulares da capital, Centros de Referência e Centros de Memória estarão abertos em horário alternativo, das 18h às 23h. (Ricardo Laf / PBH)

Com a iniciativa, 30 museus públicos e particulares da capital, Centros de Referência e Centros de Memória estarão abertos em horário alternativo, das 18h às 23h. (Ricardo Laf / PBH)

30 museus públicos e particulares da capital, Centros de Referência e Centros de Memória estarão abertos em horário alternativo, das 18h às 23h, durante a 7ª edição do Noturno nos Museus 2022, no próximo dia 18 de novembro. 

O evento que estava suspenso devido à pandemia da Covid-19 é retomado agora, após três anos sem ser realizado.  A programação gratuita, exceto duas atividades que contam com ingressos a preços populares.

O evento chegou a ser suspenso devido à pandemia da Covid-19 e retorna após três anos.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, foram preparadas 63 atividades culturais, incluindo exposições com visitas especiais, apresentações musicais, de dança, literatura, performance, entre outras atrações. 

O público também contará com transporte gratuito para transitar entre os museus e centros culturais. São 12 vans que irão circular das 18h às 23h.

As vans estão sujeitas à lotação, de acordo com a capacidade, e vão circular com regularidade entre os equipamentos culturais. Os roteiros e programação podem ser consultados on-line.

Destaques da programação

Museus da PBH  

Museu da Moda:  espetáculo de dança “Vogue Forever”, às 21h, que celebra o ritmo urbano Vogue e a cultura Ballroom abrindo espaço para a diversidade em Belo Horizonte ao reunir moda, dança, arte drag e maquiagem. 

Museu Histórico Abílio Barreto: conta com três atividades, entre elas a apresentação do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, das 19h às 20h.

Museu da Imagem e do Som: contará com três atrações, com destaque para a apresentação da Orquestra Jovem das Gerais, com o repertório voltado para trilhas de cinemas que marcaram época, das 19h às 20h, e a exibição de filme em empena de prédios vizinhos ao museu.

Casa do Baile: Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, sendo uma delas a atividade “Hoje tem Baile”, das 20h às 22h, com a apresentação musical da Ultra Jazz Big Band, sob a regência do maestro Everson Salazar. 

Museu Casa Kubitschek: performance “Clarice em Casa”, às 22h. A atração traz cenas criadas a partir de contos e textos de Clarice Lispector apresentadas no interior da casa modernista que abriga o Museu Casa Kubitschek. A atividade é gratuita sendo necessária a retirada de ingressos neste site.

Museu de Arte da Pampulha (MAP): receberá em seus jardins a inauguração de uma intervenção artística do artista Froiid. A obra denominada "O bom cabrito não berra", é uma intervenção com painéis estilo outdoor com imagens relacionadas ao futebol de várzea de BH. 

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado:  aberto a visitação às exposições e apresentação do Projeto “Nujazz no Parque”, que promove Encontro de DJs, das 19h às 23h, entre outras atividades. 

Centro de Referência da Dança - CRDançaBH: recebe o Baile Mimulus Cia de Dança em homenagem a Baby Mesquita, das 19h às 22h. 

Museus e instituições parceiras 

Espaço do Conhecimento UFMG: apresenta as "Exibições de filmes na Fachada Digital", das 18h30 às 22h30. 

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: serão oferecidas visitas mediadas ao "Presépio do Pipiripau", criado ao longo do século XX, pelo artista Raimundo Machado Azevedo. 

Museu de História Natural PUC:  oficina "Observação de corpos celestes", das 18h às 21h.  

Palácio das Artes: oferece entre as atividades, a visitação, das 19h às 22h, à "Exposição: Afirmação Modernista". A mostra está em cartaz na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Galeria Genesco Murta e Galeria Arlinda Corrêa Lima. 

Centro Cultural Unimed BH-Minas: uma das atrações será a ação educativa da exposição "Maria Helena Andrés Centenária", das 18h às 18h30, e das 19h às 19h30. 

Museu dos Brinquedos: "Oficina de construção de brinquedos" será uma das atrações, das 18h às 21h, em que os visitantes poderão também construir seus próprios bonecos e bonecas, usando materiais reciclados, como jornal, pedaços de tecidos, botões, lã e muita imaginação.

Também participam da programação com diversas atividades as instituições:

  • Casa Fiat de Cultura;
  • Museu da História da Inquisição
  • SESI Museu de Artes e Ofícios,
  • Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais (CMJT-MG),
  • Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais,
  • Centro de Estudos Marista,
  • Museu Mineiro,
  • MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal,
  • CâmeraSete / Fundação Clóvis Salgado,
  • Ponto Cultural CDL,
  • CCBB BH - Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte,
  • Memorial do Bordado,
  • Memorial Minas Gerais Vale,
  • Instituto Undió,
  • Museu Brasileiro do Futebol
  • e Centro de Memória Ciências Médicas-MG.

Veja mais detalhes da programação aqui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por