
Em apenas três meses de 2025, Belo Horizonte já registrou pelo menos 639 ocorrências relacionadas a furtos de cabos. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura da capital, foram 93 furtos relacionados a cabos semafóricos e 546 de telefonia.
Em relação aos sinais de trânsito, as maiores incidências foram nas regionais Centro-Sul (38,7%) e Leste (28%). Já no caso dos furtos de cabos de telefonia, a maior concentração está também na regional Centro-Sul (25,8%) e na regional Pampulha (13,6%).
O número apresenta uma leve redução em comparação à média registrada no ano passado, quando foram 3.079 ocorrências - 387 furtos de cabos semafóricos e 2.692 furtos de cabos telefônicos.
A Prefeitura de BH informou ter intensificado as ações de enfrentamento a este tipo de crime, utilizando tecnologia e monitoramento integrado. Na madrugada da última terça-feira (29), dois suspeitos foram presos em flagrante, após uma ação realizada pela Guarda Civil Municipal.
Os agentes foram acionados após perceberem a atitude suspeita de furto de cabos na avenida Uruguai, no bairro Sion, região Centro-Sul da capitaç. A ação foi visualizada por meio de uma das mais de 4,6 mil câmeras do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH).
No local, encontraram um indivíduo dentro de uma caixa subterrânea de passagem, com a tampa aberta, e outro nas proximidades. Com eles, foram apreendidos cerca de 5 metros de cabos, uma conexão de cabeamento e uma peça de plástico. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Polícia Civil.
Outro caso
Em março, um homem de 42 anos foi preso após subir em um poste com um serrote para roubar fios de cobre. Ele ficou quatro horas em cima da estrutura no bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH. A polícia foi acionada após receber denúncia de que o homem estaria furtando cabos da rede elétrica na rua Cláudio Manoel.
Os agentes chegaram ao local e encontraram o homem em cima do poste. Inicialmente, o suspeito afirmou que só desceria do local “morto”. O suspeito foi para uma árvore e depois caminhou por cerca de um quarteirão em cima dos fios. Ele chegou a ir para um prédio residencial e depois voltou a ficar pendurado na fiação.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e, após quatro horas de negociação, o homem desceu e foi conduzido para a delegacia.
Em entrevista à TV Globo, o capitão Abílio Lima da PM, que também atuou na ocorrência, informou que o homem estava negociando um lanche e um refrigerante.