
Nos últimos sete dias, Belo Horizonte teve 133 novos casos confirmados de dengue. As informações são do balanço divulgado na noite desta sexta-feira (2) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), que aponta que desde o início do ano a capital já somou 932 confirmações da doença. Até a semana passada eram 799.
Ainda conforme o balanço da SMSA, a maior parte dos casos foi registrada na região Oeste, com 251 casos confirmados de dengue. Em seguida estão as regiões Noroeste (195) e Norte (94). Até o momento, não houve registro de morte em decorrência da doença na capital mineira.
Para conter o avanço da doença na capital mineira, a Prefeitura realiza semanalmente mutirões de limpeza em algumas regiões de Belo Horizonte. Na próxima semana, haverá ações nas regiões Norte, Nordeste, Barreiro, Oeste e Venda Nova. Desde o início do ano já foram realizados 91 mutirões no município em que foram recolhidas 461 toneladas de materiais e 2.489 pneus.
Conforme levantamento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 47.670 imóveis da capital, mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios. Por isso, a SMSA alerta para a "necessidade de uma minuciosa verificação quanto à existência de objetos ou locais que acumulem água nas residências, locais de trabalho e áreas comuns. A retirada desses potenciais criadouros é fundamental, para que se possa evitar a rápida multiplicação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue".
Minas
Em Minas Gerais, o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no dia 25 de abril havia contabilizado dez mortes e 11.279 casos de dengue em todo o Estado. O próximo levantamento deve sair no dia 9 deste mês.