A chuva constante, vista em Belo Horizonte no fim de 2022 e começo de 2023, saiu de cena, por enquanto, e o protagonismo está com o calorão. Os termômetros da capital mineira podem registrar, nesta terça-feira (17), a máxima de 31ºC. A mínima foi de 17ºC.
A previsão completa da Defesa Civil Municipal indica céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir da tarde.
Já a umidade relativa mínima do ar é de 40% ao longo do dia. O índice é inferior aos 50%recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda segundo o órgão, nenhuma das nove regiões de BH está sob risco de deslizamentos e desmoronamentos, o que se agrava com as chuvas constantes. A atualização foi divulgada na manhã desta terça.
Em caso de chuvas, a Defesa Civil recomenda:
- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
- Atenção especial para áreas de encostas e morros
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos