Belo Horizonte enfrenta, nesta terça-feira (28), redução de 50 leitos de CTI após o incêndio que atingiu o 10º andar da Santa Casa de Belo Horizonte, no bairro Santa Efigênia, na região hospitalar da capital. O CTI da unidade segue interditado e ainda não há previsão de quando os atendimentos serão retomados. A informação foi confirmada pelo diretor jurídico de governança e planejamento da unidade hospitalar, João Costa de Aguiar Filho.
"O décimo andar está interditado neste momento. Temos que ter uma ação rápida porque são 50 leitos de CTI que hoje a Santa Casa não tem à disposição, por consequência a sociedade belo-horizontina está desprovida de um equipamento de saúde tão importante", afirmou o diretor, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Ainda conforme João Costa, os outros setores do hospital já estão funcionando normalmente. A liberação ocorreu ainda durante a madrugada, após avaliação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
"O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram presentes na Santa Casa durante toda a noite e parte da madrugada e junto com os técnicos da Santa Casa orientaram para a liberação de todos os outros setores que estão funcionando regularmente."
As causas do incêndio estão sendo investigadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o incêndio começou após o colapso de um equipamento combinado com o vazamento de um cilindro de oxigênio. O fogo ficou confinado ao quarto, mas praticamente todo o hospital foi evacuado.
A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e aguarda retorno.
Por nota, a Secretaria Municipal de Saúde de BH informou que, com o fechamento dos 50 leitos, já trabalha na busca por novas vagas em outras instituições da rede. "O município acompanha a situação da Santa Casa e monitora a solicitação dos leitos na cidade".
Incêndio na Santa Casa
Um incêndio atingiu a Ala 3 do 10º andar da Santa Casa de Belo Horizonte, na região hospitalar, na noite desta segunda-feira (27). O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local e as chamas foram controladas. Não houve feridos.
Praticamente todo o hospital foi evacuado às pressas do prédio, incluindo muitas pessoas com dificuldade de locomoção. Por volta das 21h, os Bombeiros informaram que conseguiram controlar o incêndio.
Os pacientes de andares inferiores onde o incêndio ocorreu começaram a ser levados de volta aos quartos.