BH terá Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado; veja onde se imunizar
Todos os 153 centros de saúde da cidade serão abertos, além de pontos extras, como o Parque Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro
Belo Horizonte terá o Dia D de vacinação contra a gripe em suas nove regionais neste sábado (10). Todos os 153 centros de saúde da cidade serão abertos, além de pontos extras, como o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro. A imunização em todos esses locais ocorrerá das 8h às 17h.
As doses estarão disponíveis para qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade e que ainda não tenha se vacinado neste ano. Os endereços podem ser consultados on-line pelo portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Com a mobilização, o executivo municipal espera garantir a redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção do vírus influenza, principalmente no período de aumento de registro de doenças respiratórias na cidade.
“As doses são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. No momento da vacinação é necessário que as pessoas apresentem o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina”, destacou a PBH.
Segundo a prefeitura, até o momento, já foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina. Desse total, cerca de 198 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (12,3%), idosos com 60 anos ou mais (35,5%) e gestantes (20%). Em 40 dias de campanha, o município alcançou 29,7% de cobertura, sendo que a meta é 90%.
Após aumento de casos de doenças respiratórias, 5 postos de saúde vão abrir sábado
Além de oferecer vacinas contra a gripe, cinco centros de saúde da rede pública de Belo Horizonte estarão abertos neste sábado (10) para oferecer atendimento exclusivo a pessoas com sintomas de doenças respiratórias.
As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), São Paulo (Nordeste), Heliópolis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão das 7h às 19h. Os endereços podem ser verificados on-line.
No dia 30 de abril, a capital mineira decretou situação de emergência em saúde pública, após registrar um aumento de 48,97% nos casos diagnosticados.
Em 2025, foram realizados aproximadamente 200 mil atendimentos às pessoas com sintomas de doenças respiratórias na rede SUS-BH, sendo cerca de 65% nas cinco regionais definidas estrategicamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para reforçar o cuidado a partir de sábado.
Leia mais: