
Está marcado para este sábado (6) o “Dia D da Vacinação” contra Covid e gripe em Belo Horizonte. A convocação foi feita pelo próprio prefeito, Fuad Noman (PSD) em uma mensagem publicada nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (4).
Os centros de saúde ficarão abertos de 8h às 17h. Haverá vacinação, também, em outros dois pontos: de 8h às 16h na faculdade UNA, do bairro Lourdes, região Centro-Sul, e de 12h às 19h no Shopping Estação, região Norte da cidade.
De acordo com o prefeito, a ação tem como objetivo “promover mais saúde e ampliar o acesso à imunização”.
Podem se vacinar os idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, professores das redes públicas e privadas, agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento, caminhoneiros, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.
Para a Covid, será utilizado a vacina Bivalente. Existe a previsão de que cerca de 500 mil doses cheguem a Minas Gerais até esta sexta-feira (5). Assim que chegar em Minas a nova remessa será encaminhada às unidades regionais de saúde do Estado, de acordo com a demanda dos municípios, incluindo BH.
Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.