Governo de SP revoga decretos do Expresso Aeroporto

Carla Araújo
09/05/2013 às 14:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:32

O governo do Estado de São Paulo revogou três decretos que tratavam da concessão do projeto do Expresso Aeroporto, via ferroviária projetada para ligar o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica). A informação foi publicada nesta quinta-feira, 9, no Diário Oficial do Estado (DOE).

O decreto número 59.160, assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido dos Santos, cancela três medidas tomadas na gestão do então governador tucano José Serra. Os decretos 53.265 e 53.962 foram publicados em 2008. Já o de número 54.313 data de 2009.

O projeto do Expresso Aeroporto teve sua modelagem aprovada no âmbito do Programa Estadual de Desestatização (PED) e previa um trajeto de 28,3 quilômetros em apenas 20 minutos. O modelo de negócio previa concessão de 35 anos e licitação por maior outorga.

Segundo informações do site da Secretaria de Planejamento de São Paulo, o investimento estimado no projeto seria de R$ 1,5 bilhão. Na página oficial aparece ainda a informação de que atualmente o edital está "suspenso para ajuste de modelagem em função do TAV".

A assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos não informou se o projeto foi cancelado ou se a obra será realizada sob outro formato jurídico, como uma Parceria Público-Privada (PPP).
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por