
Belo Horizonte vai seguir o quadro de horários de domingo e terá um reforço de 304 viagens a mais no dia do 1º turno das eleições, marcadas para este domingo (2).
O reforço das viagens vai ocorrer entre 7h e 15h. A informação foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra BH) nesta quinta-feira (29).
De acordo com a BHTrans, o número de viagens é estipulado pelas empresas e não há expectativa de um grande aumento da demanda nas eleições, já que, geralmente, as pessoas votam perto das suas casas.
O reforço do número de viagens será de acordo com a demanda. Usuários podem usar os canais de comunicação da BHtrans para reclamar da demora ou superlotação dos ônibus.
O WhatsApp oficial para este tipo de solicitação é o (31) 98472-5715. As solicitações também podem ser feitas no aplicativo oficial da PBH.
Fiscais nas estações do Move vão monitorar a movimentação dos ônibus e a demanda de passageiros e vão acionar as empresas para aumentar o número de viagens.
Alteração de itinerários
Algumas linhas também terão suas rotas alteradas por conta das eleições. Em função da interdição na Avenida Prudente Morais, as linhas 8101 (Santa Cruz / Alto Santa Lúcia), 8103 (Nova Floresta / Santa Lúcia) e 9101 (Alto Vera Cruz / Santa Lúcia) terão os itinerários alterados e pontos provisórios serão criados ao longo do desvio abaixo:
- Sentido avenida do Contorno (sentido Savassi) / rua Carvalho de Almeida: ..., avenida do Contorno, rua Bernardo Mascarenhas, rua Carvalho de Almeida, avenida Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal.
Metrô
Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô vai operar com intervalos de 32 minutos durante todo o dia.
“A Ordem judicial determinou o funcionamento diário de 60% dos trens, observada a totalidade da escala prevista durante a grave”, informou o órgão.
Porém, após em assembleia realizada na noite desta quinta (29), o Sindicado dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro) informou que vai solicitar que o metrô funcione com o regime normal de viagens.
“Excepcionalmente, no dia das eleições, queremos que funcione de 15 em 15 minutos para não atrapalhar o processo democrático do Brasil”, informou o sindicato em nota. A CBTU não respondeu se irá atender a solicitação dos trabalhadores.