
Belo Horizonte já amanheceu com chuva nesta terça-feira (13) em algumas regiões da capital. A previsão do tempo mostra que as precipitações devem continuar. Segundo a Defesa Civil Municipal, o dia será de céu nublado, com pancadas de chuva, raios, trovoadas e rajadas de vento.
A capital mineira ainda está sob alerta de pancadas de chuva de 50 a 70 mm. Segundo o aviso, válido até as 8h de quarta-feira (14), os ventos podem chegar a 50 km/h.
Os termômetros também seguem elevados. A temperatura máxima estimada para BH nesta terça é de 27ºC. A mínima foi de 17ºC.
Já a umidade relativa mínima do ar gira em torno de 65% à tarde. O índice é superior aos 50% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em caso de chuva, a Defesa Civil recomenda:
- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
- Atenção especial para áreas de encostas e morros
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos