Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

TECNOLOGIA

BH testa varredeira elétrica de R$ 300 mil com capacidade para recolher 40 toneladas de lixo por dia

Equipamento 100% elétrico foi avaliado no Centro da capital e pode substituir de 10 a 12 garis em um turno; prefeitura afirma que tecnologia será complemento e não substituição da mão de obra

Bernardo Haddad
@_bezao
Publicado em 29/10/2025 às 12:49.Atualizado em 29/10/2025 às 13:18.

Um novo equipamento de varrição 100% elétrico foi testado pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) nesta quarta-feira (29), no Centro de Belo Horizonte. A varredeira elétrica, que custa R$ 300 mil, tem capacidade de recolher 40 toneladas de lixo por dia e pode substituir de 10 a 12 garis em um período de oito horas trabalhadas.

Segundo o prefeito Álvaro Damião (União), o equipamento veio para a capital apenas para um "teste" e nenhuma varredeira foi adquirida ainda. Para o chefe do Executivo Municipal, a iniciativa une inovação tecnológica às boas práticas de limpeza da cidade.

“Estamos trabalhando para agregar tecnologia à limpeza e manutenção da cidade. Também pedimos às pessoas que, quanto mais limpa a cidade estiver, menos recursos temos que investir. Para a cidade ficar limpa, é só jogar lixo no lixo. Quanto menos lixo tivermos nas ruas, menos precisaremos investir em limpeza e podemos concentrar os recursos em outras áreas”, afirmou Damião.

De acordo com Breno Seroa da Motta, chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, a ideia é utilizar a máquina em condições operacionais variadas, já que ela possui capacidade de sucção de partículas e folhas de diferentes tamanhos, por meio de uma mangueira acoplada. Segundo ela, o objetivo é avaliar o desempenho da varredeira em cenários reais, críticos e representativos.

“Queremos aprimorar o que é oferecido ao cidadão, garantindo, com o uso da tecnologia, mais agilidade e melhor qualidade à limpeza da cidade”, disse.

Conforme a SLU, a varredeira tem condições de limpar passeios irregulares, com declividades e obstáculos. Ela promete facilidade em aspirar uma grande diversidade de folhagens — leves ou densas —, além de inúmeros resíduos e sujeira em pavimentos e níveis diversos de dificuldade.

A varredeira se destaca pela operação silenciosa, autonomia superior a 8 horas e capacidade de varrição de até 6.500 m²/h. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou que o uso da tecnologia não vem para substituir a mão de obra do gari e servirá apenas de "complemento à varrição que já é feita".

VEJA FOTOS 

(Valéria Marques/ Hoje em Dia )

(Valéria Marques/ Hoje em Dia )

(Valéria Marques/ Hoje em Dia )

(Valéria Marques/ Hoje em Dia )

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por