Bienal da Gastronomia de BH incorpora 20 novos estabelecimentos ao projeto 'Bares com Alma'
Rota turística dos botecos guardiões da cultura boêmia passará a contar com 50 locais mapeados a partir de 2026

A capital dos mineiros se transforma na capital do sabor a partir desta quarta-feira (15), com o início da 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte. O evento, que segue até 31 de outubro, promove uma extensa programação para celebrar a culinária local, fortalecer a cultura alimentar e discutir temas como inovação e sustentabilidade no setor.
Um dos principais destaques do evento é o retorno e a expansão do projeto "Bares com Alma", que irá incorporar 20 novos estabelecimentos da capital mineira ao seu mapeamento. Para acessar a programação completa, clique aqui.
A novidade foi anunciada pela presidente da Belotur, Bárbara Menucci, durante a abertura oficial do evento nesta terça-feira (14). Com a adição, a rota turística dos botecos passará a contar com 50 bares selecionados, expandindo o legado da primeira edição.
O projeto "Bares com alma" funciona como um inventário que seleciona, apoia e promove estabelecimentos considerados guardiões da cultura boêmia belo-horizontina. "O projeto busca reconhecer a forma como esses estabelecimentos contam a história de BH", afirmou Bárbara Menucci.
O processo de curadoria dos novos 20 estabelecimentos começará em janeiro de 2026, com previsão de divulgação dos selecionados até o início de julho. Além disso, os 30 estabelecimentos que já fazem parte da primeira seleção receberão uma capacitação especial do Sebrae Minas e da Belotur, a partir do próximo mês.
Destaques da programação
A programação da Bienal da Gastronomia, que segue até o dia 31, inclui diversas atividades, como o walking tour gastronômico pela região da Raul Soares – abrangendo o Mercado Central, a Galeria São Vicente e o Mercado Novo.
Outro ponto alto é o Fórum Internacional de Gastronomia, que reunirá chefs, produtores e pesquisadores no Teatro Francisco Nunes, no Centro de BH, para dois dias de debates. Assuntos como ancestralidade na culinária, diversidade alimentar, protagonismo feminino e o papel social da cozinha estarão em discussão.
A curadoria dos palestrantes foi realizada pelo Sebrae. "Na programação teremos duas ex-participantes do Masterchef, que são a Beth Coutinho, da edição 60+ de 2022, e a Daniela Dantas, vencedora do programa neste ano", destacou Renato Lana, analista da entidade em Minas.
*Estagiária, sob supervisão de Gledson Leão
Leia mais