
O bloco Unidos da Estrela da Morte ganha as ruas de Belo Horizonte há sete anos e reúne fãs da cultura nerd/geek. Tudo começou quando amigos "fanáticos" pela saga de filmes Star Wars decidiram unir a paixão cinematográfica com a festa momesca.
"O bloquinho foi fundado por membros do fã clube de Star Wars, o Conselho Jedi Minas. Nos primeiros dias, quando chegamos com os cosplayers (fantasias de personagens), a gente percebeu que tinha que ser mais abrangente pois tinha muita gente fã de outros filmes e outras sagas", contou Daniela Santos, uma das fundadoras do bloco e atual presidente do Conselho Jedi Minas.
O Unidos da Estrela da Morte foi fundado em 2015, com o primeiro cortejo acontecendo em 2016. Logo no primeiro desfile, os organizados esperavam cerca de 50 pessoas, mas receberam mais de 500. Hoje, o bloco leva mais de três mil pessoas pelas ruas da capital e conta até com autorização da Disney, detentora dos direitos da marca Star Wars.
O Unidos da Estrela da Morte toca músicas temas de filmes, séries, animes e jogos, contando com seis composições autorais, todas focadas na saga criada pelo diretor George Lucas. A partir deste ano, o bloco passará a contar com alas, como uma dedicada a Star Trek (Jornada nas Estrelas), saga "rival" de Star Wars.
Cosplayers em alta
Os cosplayers, que são pessoas que se vestem com o máximo de detalhes possíveis de personagens, tomam conta do Carnaval do bloco. Um exemplo é Andreia Franco, vestida exatamente como a princesa Leia, de Star Wars. Ela participa do desfile desde 2018, sempre com o figurino de uma das protagonistas dos filmes.
Leia mais:
'Bloco da Faxina' garante limpeza da avenida dos Andradas logo após a passagem do 'Então, Brilha!'
Muito brilho e fantasias marcam o bloco Tchanzinho Zona Norte
Veja mais fotos do bloco: