SEM PREVISÃO

Bombeiros aguardam laudo de segurança para liberar visitação à cachoeira do Tabuleiro

Há risco de deslocamento de rocha na queda d'água, terceira mais alta do país

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 20/11/2023 às 19:53.Atualizado em 21/11/2023 às 09:46.
 (Divulgação/ Prefeitura de Conceição do Mato Dentro)
(Divulgação/ Prefeitura de Conceição do Mato Dentro)

Mais alta de Minas e a terceira maior do Brasil, a cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, região Central de Minas, permanecerá interditada por tempo indeterminado. O local está fechado para visitação e banho desde a última segunda-feira (13) devido ao alto risco de deslocamento de rocha.

De acordo com o tenente Wanderson, Corpo de Bombeiros, a liberação só ocorrerá após a prefeitura apresentar um laudo atestando a estabilidade das rochas. A administração municipal não informou qual o prazo necessário. Novas vistorias não estão previstas nesta semana.

A parte “alta”  da cachoeira permanece aberta para a visitação de turistas. A prefeitura não descartou o fechamento desta área, também localizada na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Tabuleiro. 

Segundo o executivo municipal, em razão da "complexidade do laudo recebido", estudos e análises necessárias estão sendo feitos para que as medidas necessárias sejam adotadas visando a preservação da flora, fauna e, "sobretudo resguardando a vida humana ".

"Ressaltamos que a segurança dos munícipes e turistas está em primeiro lugar, portanto, fica mantido o posicionamento pela interdição do poço da cachoeira do Tabuleiro – parte baixa – por tempo indeterminado", informou a prefeitura de Conceição do Mato Dentro.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por