
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) está implementando novas diretrizes para as manobras de desengasgo em vítimas de todas as idades. A atualização segue as modificações anunciadas pela American Heart Association (AHA), referência mundial em protocolos de emergência, que agora prioriza as pancadas nas costas antes da tradicional Manobra de Heimlich em crianças e adultos.
Segundo o Tenente Henrique Barcellos, porta-voz dos Bombeiros, a doutrina da AHA é utilizada como referência em diversas unidades do Corpo de Bombeiro no Brasil, incluindo Minas Gerais, e passa por revisões a cada cinco anos. A mudança já estava prevista para este mês e visa adotar o que há de mais “atual e eficiente” no atendimento.
Apesar de as mudanças serem consideradas "sutis" e não exigirem um grande esforço de aprendizado por parte dos militares, o Tenente Barcellos assegura que “todo o efetivo passará por treinamento e atualização” dos novos protocolos.
“Todos os bombeiros já estão cientes da mudança, apesar de ainda não terem feito um treinamento formal. Tudo vai ser treinado e atualizado com a tropa. As mudanças para os bombeiros são sutis, que não necessitam muito aprendizado, mas todos vão passar pelo treinamento”, explicou.
A principal alteração nos protocolos é a inclusão ou modificação do passo a passo para cada grupo etário, baseada em novos estudos técnicos que atestaram maior eficiência.
Bebê
A partir de agora, a recomendação para bebês menores de 1 ano é a de alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, usando a base da palma da mão, até que o corpo estranho seja expulso ou até que o bebê perca a consciência.
Segundo a orientação, para iniciar a manobra é necessário verificar se o bebê está realmente engasgado, se não consegue tossir, chorar, respirar, se muda de cor ou fica molinho.
Constatando isso, o bebê deve ver apoiado de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Em seguida, dar cinco pancadas firmes nas costas, entre as escápulas; virar o bebê de barriga para cima e fazer cinco compressões torácicas no centro do peito, com a base da palma da mão.
Crianças e Adultos
O novo protocolo inclui o procedimento de golpes nas costas (entre as escápulas), que deve ser combinado com a compressão abdominal (Manobra de Heimlich). A inclusão dos golpes nas costas se deu pela comprovada maior eficiência na desobstrução das vias aéreas.
"A associação que estuda esse atendimento, ela reúne diversos estudos técnicos da melhor forma de atender o cidadão. Os estudos passaram a comprovar uma eficiência melhor com o dorso da mão no bebê do que com dois dedos. E com criança e adulto com a compressão nas costas, eficiência, e por isso foi incluído na manobra," explica Tenente Barcellos.
Como proceder ao se deparar com uma situação de engasgo?
O tenente Henrique Barcellos reforçou a importância de acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ao se deparar com uma situação de engasgo. Segundo o porta-voz, os atendentes estão “treinados para orientar a manobra” por telefone, oferecendo um passo a passo enquanto o socorro não chega.
"Com o passo a passo do bombeiro no telefone se torna mais fácil. Conforme orientado, a pessoa deve fazer a manobra e o bombeiro também irá auxiliar a pessoa a checar os sinais vitais, para saber se a obstrução está ali ainda, ou se a vítima está entrando em parada cardiorrespiratória," conclui.
Leia mais:

