
A BR-040 recebe nesta semana nova etapa de manutenção no pavimento entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. Os trabalhos, conduzidos pela EPR Via Mineira, ocorrem até sexta-feira (22), com destaque para Belo Horizonte, Nova Lima e Congonhas. Durante o dia, equipes também atuam em trechos de Carandaí, Ressaquinha, Barbacena, Santos Dumont, Oliveira Fortes, Ewbank da Câmara e Alfredo Vasconcelos.
Segundo a concessionária, os serviços fazem parte da fase de manutenção rotineira, iniciada após a conclusão das obras de requalificação da rodovia realizadas no primeiro ano da concessão. No período, foram requalificados cerca de 500 quilômetros de faixas, com a aplicação de mais de 114 mil toneladas de concreto asfáltico.
Também foram revitalizadas as sinalizações horizontal e vertical, instaladas 130 mil tachas refletivas, recuperadas 66 pontes e viadutos, três passarelas e 22 taludes, além da ampliação do sistema de drenagem e implantação de 11 mil metros de defensas metálicas em trechos críticos.
Interdições noturnas na estrada
As interdições parciais estão previstas sempre entre 20h e 5h:
- Nova Lima (km 555) - viaduto de acesso ao condomínio Miguelão;
- Congonhas (km 611) - viaduto de acesso à cidade;
- Congonhas (km 618) - viaduto de acesso a São João del Rei e Tiradentes;
- Quinta-feira (21): Belo Horizonte (km 544) - interdição parcial no sentido Juiz de Fora (sul);
- Sexta-feira (22): Nova Lima (km 549 ao km 550) - trecho entre o acesso a Macacos e o posto Mutuca, no sentido Belo Horizonte (norte).
Obras durante o dia
Já as atividades diurnas, das 7h às 17h, ocorrem nos municípios de Carandaí, Ressaquinha, Barbacena, Santos Dumont, Oliveira Fortes, Ewbank da Câmara e Alfredo Vasconcelos.
Orientações aos motoristas
A concessionária alerta que os serviços podem ser reprogramados em caso de chuva ou por questões operacionais. As condições em tempo real da BR-040 podem ser consultadas gratuitamente pelo telefone 0800 003 1040 (24h), pelo WhatsApp ou pelo perfil da empresa no X (@eprviamineira).
A EPR Via Mineira reforça que os usuários devem reduzir a velocidade, redobrar a atenção e respeitar a sinalização temporária nos trechos em obras.
Leia mais: