casos autóctones

Brasil registra os três primeiros casos de transmissão direta da varíola do macaco em São Paulo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
23/06/2022 às 20:03.
Atualizado em 23/06/2022 às 20:09
 (Banco de imagens/Freepik)

(Banco de imagens/Freepik)

O Ministério da Saúde foi notificado nesta quinta-feira (23) sobre três casos autóctones confirmados para monkeypox no Estado de São Paulo. A transmissão viral pode ser classificada em autóctone, ou seja, oriundo do mesmo local, ou alóctone, que são os casos “importados” de outra localidade.

Os três pacientes com varíola do macaco são do sexo masculino, com idades entre 24 e 37 anos, todos residentes na capital paulista, informou o MS. Nenhum deles tem histórico de viagem para países que registraram a doença. Os casos ainda estão em investigação para a busca de vínculos de transmissão.

De acordo com as autoridades de saúde, os pacientes estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município.    

Até o momento, o Brasil registra 14 casos confirmados para monkeypox, sendo 10 em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Onze são importados, com histórico de viagem para Europa, e três são autóctones.

O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação e do CIEVS Nacional, segue em articulação direta com o estado de São Paulo para monitoramento do caso e rastreamento dos contatos. A pasta orienta que casos suspeitos sejam notificados imediatamente.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por