A Prefeitura de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, iniciará a partir desta sexta-feira (25) a retirada das famílias que residem na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem B1-A, da empresa Emicon Mineração. A ação emergencial ocorre após a Agência Nacional de Mineração (ANM) elevar o nível de emergência da estrutura de 1 para 2.
A Defesa Civil municipal está realizando o cadastro das famílias e o levantamento de suas necessidades. A previsão é que o processo de remoção dure cerca de cinco dias, e os moradores serão realocados para locais seguros alugados pela prefeitura.
A decisão de remover as famílias foi tomada por uma comissão criada pela prefeitura para intensificar as ações preventivas após a mudança no nível de segurança da barragem.
"A comissão será composta pelo prefeito, pela Defesa Civil Municipal e representantes das seguintes secretarias: Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil; Planejamento; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente; Obras; Saúde; Procuradoria Geral do Município; Secretaria de Governo e Reparação, além de todas as pastas estarem de plantão para atuação imediata, caso seja necessário", informou a prefeitura em nota.
Segundo a ANM, a elevação do nível de alerta da barragem B1-A ocorreu devido à identificação de condições de estabilidade marginal. A agência explicou que os estudos conduzidos por auditores e projetistas não foram considerados conclusivos, e embora novas análises tenham sido iniciadas, elas ainda não foram integradas devido a entraves contratuais.
Apesar da elevação do nível, a ANM ressaltou que não foram registradas anomalias que indiquem risco iminente de rompimento, sendo a medida puramente preventiva. A Emicon Mineração foi procurada para comentar sobre a segurança da barragem, mas até o momento não houve retorno.