A Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho, na região Central de Minas, investiga a morte de um homem com suspeita de febre amarela. A pasta informou, nesta quarta-feira (3), que o paciente deu entrada na unidade de saúde da cidade no fim de semana e logo evoluiu para óbito.
Um outro paciente com sintomas da doença, que estava internado no município, foi encaminhado para um hospital do Espírito Santo, a pedido da família. Amostras de sangue foram enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que é a referência nos testes para a doença.
Ainda de acordo com a secretaria, os pacientes são moradores da zona rural de Brumadinho e não há registro de que eles tenham saído da região nos últimos dias.
Em nota, a Prefeitura de Brumadinho informou que há prioridade nos exames e que o resultado pode sair em um prazo de 10 dias. Afirmou também que “não há nenhuma confirmação da doença na cidade”.
No ano passado, dois macacos foram achados mortos e submetidos a exames que deram laudo negativo para febre amarela, mas, mesmo assim, “a campanha de vacinação foi reforçada nas regiões em que foram encontrados”, reforça a nota oficial.