A Defesa Civil e a mineradora Vale vão realizar, neste sábado (8), às 10h, um simulado prático de emergência da barragem Capim Branco, que atende às operações da Mina Jangada, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
No momento do simulado, a sirene de emergência será acionada. Antes do toque real de emergência, uma mensagem de voz será emitida informando que trata-se apenas de um simulado.
Quem estiver transitando por uma Zona de Autossalvamento durante o simulado, ao ouvir o sinal sonoro, deve seguir pelas rotas de fuga até o ponto de encontro mais próximo.
Segundo a Vale, não há moradores mapeados nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) dessa barragem, por isso, o simulado será válido apenas para quem estiver transitando nas Zonas de Autossalvamento no momento do acionamento da sirenes.
As pessoas que estiverem nos demais bairros em Brumadinho e ouvirem o alerta sonoro não precisam se deslocar até os pontos de encontro e podem seguir suas atividades normalmente.
De acordo com a Vale, o objetivo da atividade é reforçar a cultura de prevenção de riscos e orientar as pessoas sobre como proceder em caso de uma possível emergência com barragem de mineração.
A mineradora esclareceu que não houve alteração no nível de segurança da barragem, que segue monitorada e inspecionada constantemente.
Leia mais: