'Busão 0800': manifestantes pressionam vereadores a votar a favor da Tarifa Zero no transporte em BH
Texto que institui a gratuidade no transporte coletivo deve ser apreciado em 1º turno
Manifestantes estão na porta da Câmara Municipal de Belo Horizonte, no bairro Santa Efigênia, região Leste, para pressionar os vereadores a votar a favor do Projeto de Lei (PL) Tarifa Zero na capital. O texto, que deve ser apreciado em 1º turno nesta sexta-feira (3), institui a gratuidade no transporte coletivo, independentemente da linha de ônibus, do horário, da idade e condição financeira do usuário.
Uma multidão está no local, com faixas, cartazes e caixas de som. Um telão foi montando em frente à Câmara. A arquiteta e urbanista, Heloant Abreu Silva de Souza, 37 anos, é uma das que está no local. Ela viajou 441 km para participar da manifestação.
“Apesar de belo-horizontina, vim do Rio do Janeiro, onde estou morando, pois sei o quanto é difícil a vida de quem enfrenta ônibus lotados. Eu que estudava aqui sentia isso na pele e o custo da passagem atualmente não justifica o serviço que é entregue”, disse.
Apesar de a pauta chegar ao plenário da Câmara em um cenário de forte mobilização, a proposta não é um consenso. O texto enfrenta resistência no Legislativo. Para que a proposta avance, são necessários os votos de pelo menos 28 dos 41 parlamentares.
Leia mais: