Câmara abre investigação que pode terminar com cassação do mandato do vereador Lucas Ganem
Parlamentares aprovam, por unanimidade, abertura de investigação que pode levar à cassação do mandato de Lucas Ganem por suspeita de fraude eleitoral

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) decidiu, nesta quinta-feira (4), pela abertura de investigação que pode resultar na cassação do mandato do vereador Lucas Ganem (Podemos). A definição foi tomada em plenário de forma unânime, com 39 votos favoráveis, após o presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), acatar uma denúncia que aponta suposta fraude eleitoral.
Lucas Ganem não esteve presente. Uma comissão processante foi formada para apurar a denúncia e apresentar um parecer pela perda ou manutenção do mandato. Foram sorteados os parlamentares Bruno Miranda, (PDT), Edmar Branco (PCdoB) e Helton Junior (PSD).
A acusação aponta que Ganem teria fraudado o domicílio eleitoral ao se registrar como morador de Belo Horizonte para disputar as eleições de 2024 - o vereador é natural de São Paulo e, segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), não possuía vínculos econômicos, sociais ou familiares com a capital mineira antes do pleito.
Em parecer enviado à Justiça Eleitoral, o MP recomendou a cassação do mandato. O órgão citou dificuldade para localizar o palarmentar no endereço informado no bairro Trevo, ausência de contas de consumo no nome dele em BH e fornecedores majoritariamente paulistas na campanha. A Polícia Federal também apontou que moradores do imóvel declarado dizem não conhecer Ganem.
O Hoje em Dia tentou contato com o vereador por meio do gabinete, e-mail e mensagens por celular, mas não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.
Quem é o vereador
Lucas Ganem foi eleito com 10.753 votos em 2024, em seu primeiro mandato. Formado em Administração e em Propaganda e Marketing, ele se apresenta como defensor dos direitos dos animais, de pessoas neurodivergentes e de medidas de segurança escolar.
Leia mais: