A camisa do Cruzeiro é o primeiro uniforme de um time brasileiro a viajar ao espaço. O uniforme estava na mala do engenheiro de produção Victor Hespanha, morador de Belo Horizonte, que neste sábado (4) tornou-se o segundo brasileiro a viajar ao espaço. Ele participou de voo suborbital da companhia Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos.
O vídeo do mineiro arrumando a mala foi compartilhado na conta oficial do Cruzeiro. “Mais manto celeste do que nunca! O céu acabou de ganhar mais estrelas!”, afirmou o time da toca da raposa.
No trecho compartilhado, o engenheiro chama o uniforme de “manto” e diz que é a mais característica para viajar ao espaço.
Victor ganhou a viagem espacial em um sorteio entre os compradores de um token não-fungível (NFT), espécie de assinatura digital para objetos e arquivos virtuais. Ele desembolsou cerca de R$ 4 mil, usando criptomoedas.
A decolagem ocorreu às 10h26, na cidade de Van Horns, no estado americano do Texas.
O voo durou cerca de dez minutos e alcançou a velocidade máxima de 3,7 mil quilômetros por hora. A cápsula com os seis passageiros pousou no interior do Texas por volta das 10h40.