
A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 30 de maio em todos os centros de saúde de Belo Horizonte. O objetivo é imunizar até 80% do público alvo, formado por crianças entre seis meses e cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após parto), presos e funcionários do sistema prisional.
Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) não divulgou qual foi índice alcançado até o momento e também não informou se a campanha está sendo prejudicada pela greve dos servidores. Em todo o país, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação até que se alcance a meta.
A vacina é trivalente e imuniza o cidadão contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B) e não causa gripe, já que é feita com fração de vírus inativo. Ainda conforme a SMSA, o organismo demora em média 15 dias para ter anticorpos em níveis protetores e aqueles que ficam gripados logo após a vacinação podem estar incubando a doença antes de receber a vacina e só é possível saber qual é o vírus responsável, através de exames laboratoriais.