Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira

Hoje em Dia
Publicado em 27/05/2013 às 21:53.Atualizado em 20/11/2021 às 18:36.
A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (31) em Belo Horizonte. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), 456.802 pessoas já foram vacinadas, o que corresponde a 86,9% do público-alvo. Com esse número, a capital mineira superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.
 
No entanto, alguns grupos prioritários ainda não atingiram o esperado, como os idosos (77,4%) e as gestantes (70,4%). Mas, no caso das crianças que precisam tomar a segunda dose da vacina e as gestantes poderão se vacinar mesmo após o término da campanha. A vacina é trivalente e imuniza o cidadão contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).
 
Além dos idosos, gestantes e crianças com idade entre seis meses e 2 anos, neste ano a vacinação foi ampliada para mulheres com bebês de até 45 dias (puérperas) e indivíduos com doenças crônicas (obesidade, diabetes, transplantados, etc.), devido aos riscos de terem complicações em decorrência da gripe. 
 
Em relação ao último grupo, a SMSA registrou o maior número de pessoas vacinadas. Conforme o balanço do órgão, 126% da população alvo foi vacinada. Em seguida, estão o grupo das puérperas, com 94% do público alvo imunizado contra a doença, e os trabalhadores da saúde (94%).
 
Grupos prioritários
 
Os grupos prioritários para receber a vacinação são maiores de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e 2 anos, trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes, gestantes, mãe de recém-nascidos de até 45 dias (puérperas), portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por