Termina no próximo dia 30 de abril a Campanha de Vacinação contra a meningite C em Minas. Diante da reta final, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reforça a importância de se imunizar contra a doença.
A vacina foi ampliada em março para pessoas com 16 anos ou mais que ainda não tomaram o imunizante contra a doença. No entanto, segundo o Governo de Minas, muitos mineiros ainda não procuraram os postos. Diante disso, unidades de Saúde têm realizado uma verdadeira força-tarefa para aumentar o número de pessoas vacinadas.
Referência técnica em meningites da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, Mariana Bernardes destaca o prazo final da campanha e a atualização do cartão de vacina.
“A campanha de vacinação contra a meningite C foi encerrada no dia 30/4. A população acima de 16 anos pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde para garantir a dose da vacina. Lembrando que o imunizante pode ser administrado de forma concomitante com outras vacinas, como a da gripe, da febre amarela e a da covid”.
A doença
A meningite meningocócica é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. Certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas pela população. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia — infecção generalizada.
A vacina
O Calendário Nacional de Vacinação já disponibiliza regularmente a vacina para crianças aos 3 e aos 5 meses de idade, e mais uma dose de reforço aos 12 meses de idade. A vacina é gratuita e oferecida em unidades básicas de saúde de todo o estado.