Dia 27

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa na próxima segunda-feira em BH

Doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira em todos os 152 postos de saúde da capital

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
23/05/2024 às 15:09.
Atualizado em 23/05/2024 às 15:09
Aplicações serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação (MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

Aplicações serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação (MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

Começa na próxima segunda-feira (27), e vai até 14 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Belo Horizonte. O público-alvo são as crianças menores de 5 anos. As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos 152 postos de saúde da capital. 

As aplicações serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação. Por isso, é fundamental que pais, mães ou responsáveis levem a caderneta das crianças.

O esquema vacinal para menores de 1 ano prevê três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos que estiverem com esse esquema vacinal completo deverão receber a dose oral da vacina. Para facilitar o acesso ao imunizante, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Saúde vai levar a vacina contra a poliomielite às 145 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da capital.

Nesses locais só poderão receber a dose as crianças que tiverem permissão dos pais, mães ou responsáveis legais, que devem assinar um termo de autorização já distribuído pelas equipes das instituições. É importante destacar que, seja na unidade de saúde ou na escola, é indispensável apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina, para a devida avaliação e registro da dose.

Poliomielite

A paralisia infantil é uma doença infecciosa viral, transmitida de uma pessoa para outra. A propagação ocorre, principalmente, por via fecal-oral. Uma das medidas mais importantes para prevenção é a vacinação de mais de 95% da população infantil. No Brasil tem sido observada queda progressiva na cobertura vacinal da poliomielite nos últimos anos, sendo o país, considerado recentemente pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), como de alto risco para reintrodução da doença.

Atualmente, o índice de crianças menores de 1 ano imunizadas contra a paralisia infantil em Belo Horizonte é 68,5%. Em 2023 foi de 72,4%.

* Com informações da PBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por